Dúvidas

Dúvidas e Perguntas Frequentes

Rádios Digitais

1. Qual a principal diferença entre rádio digital e rádio analógico?
Tanto os rádios analógicos quanto digitais utilizam ondas de rádio para efetuar a transmissão de dados e voz. No caso dos rádios analógico, a transmissão destes dados é feita no formato original das palavras ditas durante a mensagem, o que pode ocasionar, interferências, impedância, invasões nas redes de rádios e ruídos. Já os rádios digitais, utilizam comunicação binária, que transforma as palavras das mensagens em sequencias de numéricas de 0 e 1. Assim, o conteúdo é preservado e a mensagem chega ao destino de forma clara e dinâmica, além de proporcionar segurança da conversa por criptografia.
2. Quais são as principais vantagens da tecnologia digital?
3. Como migrar de analógico para digital?
4. Quais são os setores onde se recomenda o sistema de rádio digital?

Sistemas Trunking

1. O que é sistema trunking?
O sistema Trunking, também conhecido como sistema troncalizado, é um processo utilizado em telefonia destinada a grandes empresas, que permite a divisão de uma pequena quantidade de canais de comunicação para vários usuários que utilizam rádios, de maneira simultânea. A implementação de sistemas troncalizados possibilita a diminuição do tempo de espera para a utilização de um canal, que através de processos inteligentes de gerenciamento de chamadas dispensam a intervenção de usuários na liberação de canais de comunicação.
2. Quais as principais vantagens do sistema trunking?

Acessórios

1. Qual a melhor forma para carregar as baterias?
Ao efetuar o carregamento de uma bateria, o ideal é que a carga esteja totalmente completa antes do uso, além da utilização de carregadores originais Motorola, que são totalmente compatíveis com as baterias Motorola. Estes procedimentos aumentam a vida útil da bateria, além de garantir a performance do equipamento. A utilização de equipamentos que de outro fabricante podem danificar a bateria e resultar em perda de garantia do equipamento.
2. Qual o tempo recomendado para a troca de baterias?
3. O que é uma antena e como funciona?

Assistência técnica

1. Como funciona a assistência técnica para rádios intrinsecamente seguros?
Os serviços autorizados para realização de manutenção em rádios intrinsecamente seguros devem, obrigatoriamente, possuírem certificação CEPEL/ INMETRO, pois são equipamentos exclusivos para utilização em ambientes passíveis de explosão. A Inter Telecom possui laboratório próprio, devidamente certificado e habilitado para atuar com eficiência e segurança em equipamentos intrinsecamente seguros.
2. Por que devemos utilizar uma assistência técnica autorizada?

Legalização ANATEL

1. Qual a função da ANATEL?
A ANATEL é responsável pela aprovação, edição e atualização do Plano com Atribuição, Distribuição e Destinação de Radiofrequências, que é atribuído a serviços e atividades diversas de Telecomunicações. Ela também se responsabiliza pela homologação de produtos destinados a sistemas de radiocomunicação, com o objetivo de garantir a segurança e a os padrões de qualidade exigidos, bem como toda a regulamentação de funcionalidades técnicas.
2. Produtos de telecomunicações devem ser homologados pela Anatel?
3. Qual a atuação da Anatel?
4. O que acontece com quem não tiver autorização da Anatel?

Rádios Intrínsecos

1. O que são rádios IS intrinsecamente seguros?
São equipamentos de rádios que possuem uma arquitetura diferenciada dos rádios convencionais, onde através de circuitos internos especiais, evitam a geração de faíscas e curtos, por operarem com uma baixa carga de energia, além de possuírem blindagem dupla em sua estrutura que protegem os circuitos internos em casos de quedas ou impactos. Estes equipamentos são indicados para locais que possuem risco de explosão, como petroquímicas, refinarias, mineradoras e empresa cujas operações que fazem emissão de agentes químicos ou inflamáveis no ambiente.
2. O que é uma atmosfera explosiva?
3. Em quais ambientes é recomendado o uso de rádios intrinsecamente seguros?