Rádios Intrínsecos

O que é uma Atmosfera explosiva e como se comunicar em locais inóspitos?

A atmosfera explosiva é um local em que a formação de uma mistura explosiva é baixa de se acontecer, e caso aconteça, é devido a algum equipamento com um funcionamento anormal. Ou seja, a atmosfera explosiva é uma mistura do ar com substâncias inflamáveis sob forma de gases, como por exemplo vapores, névoas e poeiras, na qual pode gerar uma combustão após a ignição, com isso a combustão se propaga à toda a mistura não queimada, ou seja É uma área onde existe a possibilidade de ocorrer explosões.

Mas o que é uma fonte de ignição afinal de contas?

A fonte de ignição podem ser faíscas elétricas ou um tipo de efeito térmico, ou seja temperaturas muito elevadas em pouco tempo 

Você deve estar pensando que uma  atmosfera explosiva é somente em lugares perigosos ou em indústrias químicas que trabalham com vários tipos de gases. Pelo contrário, ela também pode ocorrer por exemplo em sua casa, mas como isso pode acontecer na sua casa?  por exemplo, se por acaso acontece um vazamento no seu gás de cozinha e acender a luz, ao acender a luz, acontece uma ignição na lâmpada para acender de fato a sua luz, essa ignição faz que o gás entre em combustão e podendo assim acontecer uma explosão na residência.

Então como nos comunicamos em áreas que podem haver uma ignição pela atmosfera?

Para áreas com esse risco, foi estudado como fazer equipamentos seguros que não causasse nenhum “start” para essa situação, um deles é o rádio intrínsecos  foram projetados para eliminar qualquer possibilidade de descargas elétricas e faíscas, além disso possuem uma vedação, impedindo a entrada de poeira, e há também uma blindagem dupla, assegurando uma maior segurança. Esses prédios foram desenhados para o uso em indústria, minas de carvão, refinarias de petróleo, assim toda a sua equipe garante uma boa comunicação com a maior segurança possível. 

Solicite um Orçamento

*entraremos em contato